quinta-feira, 29 de abril de 2010

Evolução do número de homícidios no Brasil

Recentemente o pré-candidato à presidência José Serra propôs a criação do ministério da Segurança Pública, que teria a função de ajudar os estados no combate à criminalidade e coordenar os esforços das diversas forças envolvidas nesta tarefa.

Imediatamente o PT tratou de desqualificar a proposta. Dilma Roussef afirmou que não via a necessidade de criação do ministério; José Dirceu criticou fortemente os governos do PSDB em São Paulo e afirmou que José Serra não tem autoridade para falar em segurança e que a proposta seria um afago à direita truculenta.

Quando olhamos os números da violência, fica difícil entender a postura petista. O Mapa da Violência do Instituto Sangari, por exemplo, traz dados sobre os homicídios no país. Perto de 50.000 pessoas são assassinadas todos os anos no Brasil (quase uma a cada 10 minutos) e a situação está longe de estar sob controle. Entre 1997 e 2007, apenas Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo conseguiram diminuir o número de homicídios.

Se considerarmos todos os estados exceto São Paulo, o número de homicídios entre 1997 e 2007 teve um aumento de 48,4%. No mesmo período, o número de homicídios em São Paulo diminuiu 50,3%. Acho que esta informação é resposta mais que suficiente a José Dirceu.

Afirmar que a situação da violência em São Paulo é confortável seria uma mentira e, mais que isso, uma hipocrisia. É visível que existe ainda muito o que fazer e eu chego a pensar que o estado, por mais que trabalhe e invista nesta área, não poderá passar de um certo limite, já que uma enorme parte da violência se dá por questões que estão além dos poderes da polícia e do governo do estado.

Desmerecer o esforço de São Paulo no combate a violência e, por motivações políticas egoístas, criticar a proposta de José Serra beira o crime de responsabilidade. Se a situação paulista não é confortável, a da maioria absoluta do país é calamitosa. Se São Paulo, que é o estado mais exitoso no combate à violência e que tem efetivamente diminuído o problema, ainda tem um longo caminho a percorrer, é evidente que os outros estados (onde, na maioria, a violência tem aumentado) têm caminhos muito maiores, têm dificuldades urgentes. Não é possível negar que o governo federal tem que assumir um papel ativo nesta área.

Abaixo tabelas e gráficos com números extraídos do Mapa da Violência 2010. Homicídios no Brasil, em São Paulo e nos demais estados.

Um comentário:

Petterson Molina Vale disse...

Moacyr, o interessante são os dados por 100.000 habitantes, e não o valor total, pois enquanto o número de homicídios cresceu, a população também cresceu.